A História do Esmalte

Oiii gentee....


sei que sumi.. mas são mtas coisas acontecendo ao msmo tempo...rs
hj vim trazer pra vcs a Historia do Esmalte...

ontem estava lendo o jornal OVale , e achei essa reportagem :

August 24, 2011 - 04:00

Esmalte: adorado por elas
Renata Del Vecchio Especial para O Vale

              Não é a toa que as brasileiras estão entre as mais vaidosas do mundo e isso pode ser constatado também através de suas unhas, sempre bem cuidadas e com esmalte, acessório indispensável para as mulheres.
              Tons claros, alegres, vibrantes ou metálicos. A indústria de cosméticos, especificamente dos esmaltes, nunca esteve tão em alta. "A mulher gosta de pintar sua unha com as cores que estão na moda. Lançou um esmalte e elas aparecem no salão com a novidade", diz a manicure Nadiane de Oliveira.
            Tendência. A primavera e o verão se aproximam e com eles, muitas novidades para as unhas. Um dos destaques será a tendência "Minx Nails", adesivos que permitem que as unhas sejam decoradas com perfeição. Os desenhos manuais e as formas geométricas também seguem em alta.
             Unhas alegres e divertidas vão marcar a estação. As tonalidades nude e blush, junto com os tons neutros, prometem ser uma aposta para quebrar as cores vibrantes das roupas e calçados.
             “Fazer a unha e trocar o esmalte toda semana, já virou hábito. Acho importante manter a boa aparência das unhas", diz Elaine Silva, administradora financeira.
              Lançamento. A Avon lançou a coleção “Ballet”, com quatro cores, entre cintilantes e cremosas. “Meia Ponta” (nude cintilante), “Laço de Fita” (pink cintilante), “Sapatilha” (azul claro cremoso) e “Ballet” (bege cintilante) são boas opções.

História.

          A dedicação à beleza e ao cuidado com as unhas está registrado na história e na evolução das mulheres.
         Registros mostram que os reis mais antigos pintavam suas unhas de vermelho, preto, dourado e prateado, como sinal de nobreza.
         Uma lenda diz que durante seu reinado, Cleópatra proibiu qualquer outra pessoa de pintar as unhas de vermelho, exceto ela. A desobediência era motivo de punição severa.



Ao ler essa reportagem acabei me interessando e procurei a origem do esmalte... e ai vai :
 
Historia do Esmalte
Por Rainer Sousa

                 Ao falar sobre esmalte, muitas pessoas logo se lembram do hábito que muitos têm em pintar ou reforçar as unhas através dessa mistura química que pode ser incolor ou multicolorida. As mulheres, em sua maioria, se perdem na infinidade de cores (muitas delas com nomes incompreensíveis) que prometem um visual mais elogioso ou mais antenado. Além disso, vários violonistas empregam o material para que as unhas não quebrem durante uma apresentação.
                Apesar de tantos usos na contemporaneidade, o esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi.
                O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
               A tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnado até o século XIX. Nessa época, os cuidados se restringiam à obtenção de unhas curtas e que estivessem moldadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Numa época em que o recato era uma importante virtude, a extravagância dos esmaltes não seria nenhum pouco prestigiada.
               Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas. Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelham com os esmaltes de hoje.
              Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano, como Rita Hayworth e Jean Harlow. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.
              Nas décadas seguintes, vemos que a tecnologia empregada foi se tornando cada vez mais complexa. As unhas postiças parecem como uma boa alternativa de se chamar a atenção sem gastar horas na manicure. Há poucos anos foram disponibilizadas máquinas capazes de imprimir uma imagem digital nas unhas. Difícil é saber onde a indústria da beleza pode chegar a fim de atiçar a vaidade feminina.


aii?? gostaram??
achei bem interessante... nunca tinha pensado em procurar isso...rsrs

gente...prometo q no maximo ateh amanha eu posto alguma coisinha nova pra vcss...

ahhh... brigada pelos comentarios....


bjssss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cream - D'Lu #SottileSmalto

Pinheiro - Yes! Cosmetics + Brilho da Sereia - Impala

Côte D'Azur - Panvel